Desde que decidi criar um podcast, percebi que um monte de gente não tem bem certeza sobre o que é isso e como se faz para acompanhar. Eu adoro e ouço muitos podcasts – e, pode não ser o meu, mas tenho certeza que existe alguém produzindo algum perfeito para você. Então vamos lá.
(Para quem chegou aqui por engano e só quer assinar o meu podcast, é só ou procurar por “Coisas que a gente cria” ou clicar aqui nos links do iTunes, Stitcher ou Deezer. Ou usar o link do feed).
Só quer saber como assinar? Os tutoriais estão na segunda metade deste post.
Um podcast tem algumas semelhanças com um canal de vÃdeos do YouTube: o conteúdo daquele canal geralmente tem um formato e uma periodicidade definidos. Como no YouTube, você pode assinar um canal e ser avisado sempre que um novo episódio entra no ar. Existem podcasts com versões em vÃdeo, mas o mais comum é que sejam apenas em áudio.
Aliás, este é o motivo pelo qual eu gosto tanto de podcasts: como não preciso assistir, posso ouvir podcasts tranquilamente na academia, no carro, no ônibus, andando a pé por aÃ. Para mim, é uma alternativa à s rádios tradicionais. Até porque, claro, posso parar e continuar ouvindo conforme minha disponibilidade. Ah, tem muito conteúdo em outros idiomas, então também é bom para quem quer treinar a compreensão.
Bom, existem muitos tipos de podcasts: bate-papo, ficção, entrevistas, dicas, reflexões. Eles podem durar poucos minutos ou horas. Podem ser diários, semanais… A revista Meio&Mensagem publicou uma lista com os 10 melhores podcasts do Brasil em 2015 – aà dá pra ter uma ideia da variedade. Se estiver procurando opções, esta lista é um bom ponto de partida. Outra dica é navegar nos próprios apps: no iTunes, por exemplo, os programas estão divididos por categorias. Vale fazer buscas por temas, experimentar.
Ah, importante! Podcasts não são nenhuma novidade. Eles existem desde os primórdios da internet. Esta materinha da Folha, de 2006, explica o “fenômeno”. Encontrei este vÃdeo bem didático, de 2008, que explica tudo. Ele também é bem engraçado, porque não só os equipamentos, mas o vocabulário digital também muda rápido demais… Bem, olha aÃ:
Te convenci que vale a pena dar uma chance aos podcasts e agora você quer saber como assinar? Vamos em frente 🙂
1. Podcasts
Eu ouço podcasts em um iPhone, usando o app Podcasts, da Apple, é muito simples. Não tenho certeza se ele já vem pré-instalado ou não nos aparelhos. Enfim, se você tem um aparelho da Apple, é só abrir este app e, no campo de busca, digitar “Coisas que a gente cria”. Assim:
Depois de clicar para abrir o podcast, você precisa clicar no botão “Assinar“:
Se preferir, pode acessar esse link direto pro podcast e clicar em “Assinar”.
Esse app vai reunir todos os seus podcasts. Eu gosto de tantos que, é claro, não consigo ouvir todos os episódios de todos os que eu assino.
Minha tela inicial fica assim, mostrando tudo que eu tenho pra ouvir 🙂
Lá no site da própria Apple tem uma página bem completa sobre podcasts, com respostas a muitas dúvidas.
2. Stitcher: app para Android, iOS e Windows Phone
O Stitcher é uma opção para usuários de outras plataformas. Pesquisando para este post, descobri que eles foram comprados pela Deezer.
Enfim, você baixa o app, busca pelo nome e clica na caixinha. Ou clicar aqui.
Depois de assinar, ele vai ficar na sua lista de favoritos. Basta abrir o menu para encontrar os novos episódios.
3. Deezer: app para Android, iOS e Windows Phone
A lógica é a mesma: basca digitar o nome do podcast no campo de busca. Ou clicar aqui. Depois de abrir o programa e clicar no coraçãozinho, os episódios vão aparecer no menu do app, em “Podcasts”. Como nos serviços anteriores, você também pode ouvir/assinar na versão web do Deezer.
O pessoal do TechTudo fez um tutorial bem completinho sobre como ouvir podcasts no Deezer. Quem já está acostumado a este player pode saber mais sobre a funcionalidade.
É claro, você também vir aqui no site e ouvir os episódios. No player, tem um botãozinho para fazer download, se achar melhor. Está em destaque na imagem abaixo. Aà é só baixar o arquivo .mp3:
Seja qual for o jeito que se adapta à sua rotina, você pode se cadastrar informando nome e e-mail no formulário abaixo. Assim, toda segunda-feira, quando sair um novo episódio, eu te aviso por e-mail. Assim você já fica sabendo com quem é a conversa daquele episódio, se o assunto te interessa e tudo mais.
Se tiver ficado com dúvidas, comenta aà ou me escreve que eu tenho ajudar 🙂
Deixe um comentário